O nosso nome


 
O nome - SINTRA VILA PARK -  é uma homenagem à Vila de Sintra, cuja história se confunde com a história de Portugal, e a qual, no seu apogeu, se tornou no centro da revolução e desenvolvimento das comunidades vizinhas. 

Marcos mais importantes da história de Sintra:
:: Obtém carta de foral em 1154, quase em simultâneo com a fundação de Portugal (1147);
:: A partir do início do século XVI, a VILA de Sintra e o seu Paço tornaram-se a residência de Verão preferida dos Reis de Portugal, tendo por isso ficado intimamente ligada a muitos dos principais acontecimentos e decisões que marcam a historia do país;

:: Os Sintrenses tiveram um papel activo nos descobrimentos marítimos Portugueses;

:: Luis de Camões, segundo a tradição, terá lido, em Sintra, o original de “Os Lusíadas” a D. Sebastião;
 
:: Atinge o seu auge no séc. XIX, tornando-se o centro de decisão nacional.

:: No século XIX, foi o primeiro foco da arquitectura romântica europeia. D.Fernando II dinamizou a florestação da Serra e transformou as ruínas de um mosteiro em castelo, onde a nova sensibilidade se exprimiu pela utilização de elementos góticos, egípcios, islâmicos e da renascença, e pela criação de um parque conjugando essências locais e exóticas. Outras residências senhoriais foram construídas na serra, segundo o mesmo modelo, e fizeram deste local um exemplo único de parques e jardins que influenciou diversas paisagens na Europa.

:: A projecção internacional de Sintra acontece com os artistas românticos, como William Beckford (1787) e Lord Byron (1811),que cantam as suas belezas inigualáveis, e gravadores como William Burnett (1830-1837) que perpetuam os trechos mais significativos da paisagem;

:: Desde finais do séc. XX que, a nível nacional, Sintra é o Concelho que regista a maior taxa de crescimento anual média da população e é o segundo maior do país a nível demográfico.

:: Em 6 de Dezembro 1995, Sintra foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
 
:: No sécs. XX e XXI é palco de algumas das mais importantes reuniões entre os principais líderes nacionais, tanto Banqueiros, como políticos. Continua a acolher a residência de destacadas personalidades nacionais, a todos os níveis.